|
RIO VERDE - MATO GROSSO DO SUL
21-03-2003
A topografia entre Campo Grande e Rio Verde de Mato Grasso do Sul é bem diferente da que se descortina na direção de Dourados. Nesta última predominavam os campos e planuras, com plantações intensivas de soja e milho, enquanto que os arredores de Rio Verde é mais ondulado, com algumas formações rochosas em meio do cerrado e capões, com o gado predominando nas pastagens.
A estrada igualmente congestionada por carretas nesta época do ano.
Viajei outra vez em companhia da bibliotecária Claudia e do chofer da Uniderp, por mais de 3 horas em cada direção.
Como sempre, as instalações do campus universitário são excelentes, bem conservadas e a biblioteca bem atualizada, com equipamentos de informática — pois funciona em rede — embora ainda não tenha livre acesso às estantes.
Também acaba de receber uma nova área de expansão e um jovem bibliotecária, como as anteriores, oriunda de Londrina. [Existe uma Escola de Biblioteconomia em Campo Grande, mas ainda não formou a primeira turma .]
.png) |
Foto: https://www.jornalraiox.com.br/campo-grande/guia-turismo/44/rio-verde-de-mato-grosso
Tivemos a oportunidade de visitar as Sete Quedas do Rio Verde, ladeadas por dois grandes balneários para o aproveitamento turístico do local. As águas estavam um pouco turvas por causa das últimas chuvas de verãos,
mas o espetáculo era digno de admiração!
Depois de um almoço — logicamente centrado no peixe — fomos visitar uma grande fábrica de cerâmicas — o tradicional “Artesanato Filgueira, a arte em argila que é lugar obrigatório para os turistas. A parte de artesanato é importante e as peças de muito boa qualidade, algumas parecidas com a que se vê em termo de vasos em muitos lugares, outras peças mais originais e interessantes — sapos, porquinhos, aves, etc. Aproveitei para fazer uma compra bem grande — seis caixas grandes visando o estoque de nosso VARIEGATUMVIVEIRO, de Pirenópolis (GO).
O artesanato de MS é muito interessante, principalmente pela cerâmica indígena e pela arte plumária (que já havíamos adquirido em Campo Grande) como pela cerâmica em geral e trabalhos em madeira.
Foto: Momento MT
***
A cidade de Rio Verde de Mato Grosso, localizada em Mato Grosso do Sul, está se preparando para uma mudança de nome que visa encerrar confusões frequentes com outras localidades de nomes similares no Brasil. A proposta de alteração para Rio Verde do Pantanal está em tramitação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul e aguarda aprovação, seguida de um plebiscito. Se a população votar a favor, a cidade passará a ter uma identidade mais alinhada com suas características culturais e geográficas.
|